O Colégio Vera Cruz promoveu na última sexta-feira, dia 12, seu projeto pedagógico anual. Cada professor exerceu a função de coordenador ou auxiliar de uma turma e foi incumbido de desenvolver junto aos alunos um trabalho referente a uma região específica do Brasil.
O 6º ano do Ensino Fundamental II ficou responsável pelo nordeste, e, pensando nas exaustivas possibilidades de se trabalhar os aspectos naturais, culturais, históricos... é que prof.ª coordenadora do projeto do 6º ano, Márcia Serra, idealizou a aplicação voltada para o trabalho com o texto literário, mais especificamente, a exploração da obra, de João Cabral de Melo Neto, "Morte e vida severina".
O trabalho seria desafiador, pois a intenção envolvia a encenação de alguns trechos da obra e para tanto seria necessário muito mais que uma mera reprodução de diálogos e de ação por parte dos alunos. Assim, dividiu-se tarefas e funções.
A professora de artes do colégio e eu, que no 6º ano ministro aulas de Língua Portuguesa, fomos então convidadas para trabalhar juntas no mesmo projeto. De modo que a primeira entrou com a parte textual e ênfase na visual e eu entrei com a parte visual e ênfase na textual. Minha intervenção teve por função somar e ajudar a professora coordenadora no engajamento dos discentes, para que estes viessem a compreender o objetivo e a relevância do que estavam fazendo, pois observou-se que, no geral, alguns alunos pareciam muito mais preocupados com a pontuação que lhes seria atribuída, que com a qualidade do trabalho em si.
Mediante um trabalho conjunto e desafiador, porém muito recompensador, das professoras conseguiu-se obter um resultado satisfatório.
Etapas do trabalho:
1. Reunião com a direção da escola, coordenadoras do projeto, pais e alunos para definição do objetivo do trabalho, grau de participação e função de cada um;
2. Divisão de tarefas;
3. Definição do orçamento;
4. Definição dos participantes da peça e divisão de falas;
5. Ensaios;
6. Aulas de contextualização com recursos áudio-visuais e rodas de conversa: trabalho, autor, obra e relação com a realidade dos alunos;
7. Ensaio com os alunos inserindo o trecho do poema musicado por Chico Buarque;
8. Trabalho de montagem;
9. Apresentação.
|
Cenário |
|
Cenário |
|
Severino: Lucas |
|
Severinos: Rafael e Lucas |
|
Elenco |
|
Prof.ª Márcia Serra: coordenadora do projeto e um Severino chamado Adriano |
|
Convidados: Carlos e Francilene |
|
Equipe de apoio |
|
Equipe de apoio |
|
Equipe de apoio |
|
Equipe de apoio |
|
Professoras e elenco |
|
Elenco |
|
Prof.ª Márcia e Severinas |
|
Prof.ª Karla e Severinos |
|
Severino Adriano |
|
Prof.ª Márcia, Adriano e prof.ª Karla |
0 comentários:
Postar um comentário