RSS

Welcome to my Blog
Hope you enjoy reading.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Projeto Colégio Vera Cruz 2010



O Colégio Vera Cruz promoveu na última sexta-feira, dia 12, seu projeto pedagógico anual. Cada professor exerceu a função de coordenador ou auxiliar de uma turma e foi incumbido de desenvolver junto aos alunos um trabalho referente a uma região específica do Brasil.

O 6º ano do Ensino Fundamental II ficou responsável pelo nordeste, e, pensando nas exaustivas possibilidades de se trabalhar os aspectos naturais, culturais, históricos... é que prof.ª coordenadora do projeto do 6º ano, Márcia Serra, idealizou a aplicação voltada para o trabalho com o texto literário, mais especificamente, a exploração da obra, de João Cabral de Melo Neto, "Morte e vida severina". 

O trabalho seria desafiador, pois a intenção envolvia a encenação de alguns trechos da obra e para tanto seria necessário muito mais que uma mera reprodução de diálogos e de ação por parte dos alunos. Assim, dividiu-se tarefas e funções.

A professora de artes do colégio e eu, que no 6º ano ministro aulas de Língua Portuguesa, fomos então convidadas para trabalhar juntas no mesmo projeto. De modo que a primeira entrou com a parte textual e ênfase na visual  e eu entrei com a parte visual e ênfase na textual. Minha intervenção teve por função somar e ajudar a professora coordenadora no engajamento dos discentes, para que estes viessem a compreender o objetivo e a relevância do que estavam fazendo, pois observou-se que, no geral, alguns alunos pareciam muito mais preocupados com a pontuação que lhes seria atribuída, que com a qualidade do trabalho em si.

Mediante um trabalho conjunto e desafiador, porém muito recompensador, das professoras conseguiu-se obter um resultado satisfatório. 

Etapas do trabalho:

1. Reunião com a direção da escola, coordenadoras do projeto, pais e alunos para definição do objetivo do trabalho,  grau de participação e função de cada um;

2. Divisão de tarefas;

3. Definição do orçamento;

4. Definição dos participantes da peça  e divisão de falas;

5. Ensaios;

6. Aulas de contextualização com recursos áudio-visuais e rodas de conversa: trabalho, autor, obra e relação com a realidade dos alunos;

7. Ensaio com os alunos inserindo o trecho do poema musicado por Chico Buarque;

8. Trabalho de montagem;

9. Apresentação.


Cenário
Cenário
 Severino: Lucas
Severinos: Rafael e Lucas
Elenco
Prof.ª Márcia Serra: coordenadora do projeto e um Severino chamado Adriano
Convidados: Carlos e Francilene
Equipe de apoio
Equipe de apoio
Equipe de apoio
Equipe de apoio
Professoras e elenco
Elenco
Prof.ª Márcia e Severinas
Prof.ª Karla e Severinos
Severino Adriano
Prof.ª Márcia, Adriano e prof.ª Karla

0 comentários:

Postar um comentário